Os Empates do Oscar

Imagem

Como visto nesta última cerimônia de premiação do Oscar, houve um empate na categoria Edição de Som, que ficou com “A Hora Mais Escura” e “007: Operação Skyfall”. Isso é tão raro de acontecer que, por um momento, o público imaginou se tratar de uma brincadeira dos apresentadores Mark Whalberg com seu urso Ted (voz do anfitrião Seth MacFarlane). Nesses 84 anos de história da Academia, um empate aconteceu somente em outras 5 ocasiões.

1- A começar no ano de 1932, quando o Oscar foi para 2 atores, Fredrich March, por interpretar o protagonista em “O Médico e o Monstro” e Wallace Beery, por viver um ex-lutador alcoólatra em “O Campeão”. Naquela época, as regras da Academia estabeleciam que uma diferença de até 3 votos poderia dar empate, e foi isso que aconteceu neste caso, onde, se fossem as regras atuais, apenas March recebeia a estatueta.

2- Em 1950, na categoria Documentário – Curta Metragem, houve empate entre os filmes “A Chance to Live”, sobre a criação de um orfanato pós-II Guerra na Itália, e “So Much for So Little”, animação sobre mortalidade infantil, dirigido por Chuck Jones, conhecido pelo trabalho com os Looney Tunes.

3- No ano de 1969, mais filmes comerciais entram na lista de empates, com as atrizes Barbra Streisand, por “Funny Girl: Uma Garota Genial” (sua estreia no cinema), e Katharine Hepburn, por “O Leão no Inverno”.

4- Na cerimônia de 1987, volta-se à categoria Documentário, agora Longa Metragem, com “Artie Shaw: Time is All You’ve Got”, sobre a vida do músico Artie Shaw, empatado com “Down and Out in America”, sobre a recessão americana.

5- Por fim, em 1995, na categoria Curta Metragem empatam “Franz Kafka’s It’s a Wonderful Life” e “Trevor”.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: