[CRÍTICA] R.I.P.D. – AGENTES DO ALÉM (2013)

ripd head

Uma comédia sobrenatural de ação que não acerta em nenhum quesito. É a mais recente bomba de Ryan Reynolds.

ripd posterJá no início da projeção, somos colocados no meio de uma perseguição, onde acontecem piadinhas sem graça, aparece um monstro totalmente mau feito, e situações fora de contexto surgem repentinamente na tela. Desde então, essa primeira má impressão vai se perdurar durante todo o filme, tornando uma experiência desconfortável para o expectador.

E olha que o tema poderia render uma boa aventura fantástica. Baseado em quadrinhos da editora Dark Horse, conta a história de um policial, que quando resolve não participar de um plano de corrupção do colega, acaba sendo alvo de uma emboscada que tira sua vida. Partindo para o além, é escolhido para integrar a “delegacia do céu”, que tem como missão capturar os “mortos” que se recusam a partir da terra. Daí vem a sigla “Rest in Peace Department”.

Acontece que um bom tema não necessariamente rende um bom filme. E neste caso, acontecem tantas decisões equivocadas, como por exemplo o roteiro mal elaborado, as atuações caricatas, forçadas em um nível de descrença, e também o já mencionado fiasco dos efeitos especiais, que, em um plano geral, a produção não teria outra saída que não encarar seu fracasso na opinião especializada.

Todo o desenrolar lembra um pouco “Homens de Preto”, mas sem o seu charme tampouco suas qualidades textuais. Até mesmo o caso do parceiro novato relacionando com o experiente acontece neste filme, com uma diferença que poderia até ser útil, mas é bem pouco explorada pelo filme: os policiais são de épocas diferentes, sendo o mais velho do velho oeste e o outro dos dias atuais. Seria uma bela fonte para extrairmos diferenças de comportamento, de modus operandi de trabalho, enfim… Nada trabalhado de forma a tornar um pouco digerível a película.

A sensação que fica é a de que o filme nunca chega onde realmente queríamos que chegasse. Fica no meio do caminho. O diretor (o mesmo de “R.E.D. – Aposentados e Perigosos”) até se esforça um pouco para inovar em movimentação de câmera, montado uma narrativa mais ágil e pretensamente mais atraente. Contudo, suas escorregadas, tanto no comando das atuações, aliado ao fraquíssimo roteiro, quanto na supervisão de pós-produção, com suas capengas animações computadorizadas feita às pressas, se sobressaem ao saldo. Um pena ver Jeff Bridges, um ator tão versátil e com carreira respeitosa, interpretando de forma estereotipada e preguiçosa o velho cowboy sulista americano.

ripd 1

No fim, ficamos decepcionados com o resultado, certo de que haveria material para uma boa matinê, com possíveis inspirações de “Os Caça-Fantasmas”, ou qualquer outra produção bem sucedida de fantasia. É, nesse caso não devemos mesmo mexer com os mortos… Deixe-os lá no outro plano que fica melhor.

Nota: 4 (Descanse em Paz, mesmo)

ripd 2

UNIVERSAL PICTURES apresenta

uma produção ORIGINAL FILM / DARK HORSE ENTERTAINMENT

“R.I.P.D. – AGENTES DO ALÉM”

dirigido por ROBERT SCHWENTKE

roteiro por PHIL HAY, MATT MANFREDI

argumento por DAVID DOBKIN, PHIL HAY, MATT MANFREDI

baseado nos quadrinhos Dark Horse criados por PETER M. LENKOV

produzido por NEAL H. MORITZ pga, MIKE RICHARDSON, MICHAEL FOTTRELL

produtores executivos ORI MARMUR, RYAN REYNOLDS, JONATHON KOMACK MARTIN

produtores executivos DAVID DOBKIN, KEITH GOLDBERG, PETER M. LENKOV

diretor de fotografia ALWIN KUCHLER bsc

diretor de arte ALEC HAMMOND

montagem MARK HELFRICK ace

JEFF BRIDGES

RYAN REYNOLDS

KEVIN BACON

MARY-LOUISE PARKER

STEPHANIE SZOSTAK

ROBERT KNEPPER

JAMES HONG

MARISA MILLER

MIKE O’MALLEY

DEVIN RATRAY

música de CHRISTOPHE BECK

figurino por SUSAN LYALL

elenco DEBORAH AQUILA csa, TRICIA WOOD csa

supervisor de efeitos visuais MICHAEL J. WASSEL

um filme de  ROBERT SCHWENTKE

“R.I.P.D. – AGENTES DO ALÉM”

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: